Primeiro post do blog

Primeiro post do blog - Ecovery - Soluções Ambientais

Primeiro post do blog. Uma realização pessoal que venho protelando há anos, e que finalmente se torna realidade.

Já inicio utilizando aquele mantra: “Melhor feito do que perfeito” (Risos).

Legal, Paulo. Só que qual o objetivo do blog?

O blog do Engenheiro Paulo Estevam vem com o objetivo principal de compartilhar conhecimento. Conhecimento compartilhado é a engrenagem do desenvolvimento. É o principal catalisador da evolução humana, nos tornando melhores e mais completos.

Lembra qual foi a última vez que você conseguiu se colocar no lugar de alguém? Sim, você CONHECIA a história, os motivos e boa parte do contexto daquele momento pelo qual a pessoa estava passando.O ato de compartilhar conhecimento técnico é algo recompensador para quem o faz, pois, uma vez que alguém aplicou aquilo que você ensinou, naquele momento você impactou realmente a vida de mais de uma pessoa, algo que ainda é ampliado quando o assunto é Meio Ambiente.

Me interessei, Paulo. Qual tipo de conhecimento você pretende compartilhar?

Por se tratar de um blog de um engenheiro florestal, especialista em geoprocessamento e apaixonado por gestão de projetos, os três principais assuntos serão os que você viu ao entrar no blog: Engenharia Florestal, Meio Ambiente e Geoprocessamento.

Engenharia Florestal: o que é, dicas sobre inventário florestal, manejo de florestas nativas e plantadas, campos de atuação já consolidados e que estão surgindo na área, curiosidades sobre a atividade do engenheiro e informações que aparecerem ao longo do tempo;

Meio Ambiente: legislação ambiental, licenciamento ambiental, gestão de processos ambientais, sustentabilidade contemporânea, gestão de resíduos, curiosidades sobre a área ambiental, clima e novidades sobre a área ambiental no Brasil e no mundo.

Geoprocessamento: o que é, cartografia digital, mapeamento temático em licenciamentos ambientais, análises ambientais, geomarketing, mapas diversos do Brasil e do mundo, além das novas tecnologias que estão surgindo na área.

Muito legal! Quando vai falar disso tudo?

Meu cronograma é que tenhamos 3 posts semanalmente, sobre cada uma das 3 áreas de conhecimento que amo.

Ah, algumas vezes os assuntos poderão variar, mas sempre fazendo uma conexão sobre com as áreas que o leitor veio atrás para ler. Muitas pessoas compartilham conhecimento comigo, e alguns assuntos são tão promissores que não tem como não compartilhar com os leitores, mas sem perder o foco!

Então posso sugerir um assunto e você traz para nós?

Com certeza! Dependendo da complexidade, posso demorar um pouco mais para trazer a vocês, mas será um prazer atender à maioria dos pedidos de assunto que podem vir a aparecer.

Se alguém pergunta é porque o público quer, para absorção do conhecimento o primeiro passo é que haja interesse da pessoa em absorvê-lo, por isso conto com pedidos ávidos por assuntos relacionados ao tema do blog.


Então é isso! Vamos começar, pois conhecimento não é gerado ou compartilhado sozinho. Ah, é sim, chamamos de “Instinto”, mas isso é assunto para um post aqui no blog.